Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Brasil conhecerá os representantes do Mundial Escolar de Vôlei de Praia

23/04/2017
Brasil conhecerá os representantes do Mundial Escolar de Vôlei de Praia

Atletas escolares vão carimbar seus passaportes rumo a Polinésia Francesa


E o IV Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia vai chegando ao seu final fazendo história dentro e fora das quadras. Durante sete dias, equipes de 26 estados do país lutaram para alcançar o lugar mais alto do pódio e, confirmar que o esporte de base é grande celeiro de atletas do Brasil.

A competição, marco histórico do desporto escolar brasileiro, somente foi possível através da parceria firmada entre o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) e CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) que destinou um investimento de mais de R$ 05milhões para a compra de passagens aéreas, hospedagem, alimentação para as delegações estaduais (atletas escolares e comissão técnica) e toda a estrutura de competição para a realização de dois campeonatos brasileiros escolares: vôlei de praia e basquete.

Amanhã, a partir das 9h, a Vila Olímpica Maringá receberá os seus convidados mais ilustres: 340 atletas escolares entre 12 e 18 anos de idade, 130 professores/técnicos num total de mais de 100 escolas públicas e privadas de todo o país, num campeonato que prima, acima de tudo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva, enaltecendo os benefícios educacionais e comportamentais inerentes a atividade como: espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina.

Durante as semifinais da série ouro que aconteceram durante todo o domingo (23/04) o que mais se podia ver estampado no rosto de cada adolescente participante do campeonato era a alegria e satisfação em participar de uma seletiva nacional.

O Rio de Janeiro fez a melhor campanha do campeonato até aqui. As equipes, comandadas pelos técnicos Ana Krau, Renê Santos, Afonso Hildebrandt, Fernando Barbosa e Paulo Romero , classificaram todas as equipes para a final, num total de 06 equipes e 06 semifinais.

Para o técnico da equipe feminina do Centro Educacional da Lagoa, Afonso Hildebrandt talento e disciplina são a fórmula do sucesso alcançado até o momento no campeonato. Destacou também os títulos já conquistados pelo estado em mundiais da categoria: “Todas as nossas meninas que estão aqui jogam praia e também quadra. A Vitória Rodrigues é a única que hoje não joga quadra pois, já fez a opção pela areia, onde por sinal tem obtido muito destaque. Acho isso um grande diferencial para elas pois acredito que esses diferentes trabalhos são importantes na formação delas como atletas. Se obtivermos as vagas para o Mundial vamos brigar muito pela oportunidade de novamente trazermos mais medalhas para o Brasil. Já somamos cinco ouros no mundial de vôlei de praia, sendo dois em Porto Rico 2011 e três na Itália 2013”, disse Afonso.

Na série prata, a equipe do Mato Grosso Sul conquistou a vaga na final masculina categoria seleção (99/00) numa partida bem acirrada contra Santa Catarina, com placar final de 2 sets a 0 e parciais 18/21 e 10/21.

A dupla, Kelvin Rezende e Guilherme Costa, estudantes da Escola Estadual Dom Aquino Correa e Colégio Adventista Campograndense CAC já tem o esporte no sangue. A mãe de Kelvin, ex atleta de voleibol, foi quem introduziu o filho no vôlei: “Minha mãe foi ponteira na seleção estadual de Três Lagoas e isso ajudou para que eu seguisse os mesmos passos”, disse o atleta escolar.

Já o seu parceiro Guilherme, já considera sua participação no Brasileiro Escolar uma grande vitória pois treina a modalidade a apenas oito meses: “Eu sempre treinei futsal e, quando mudei de escola e fui para o Adventista o professor Jackson me convidou pra assistir os treinos de vôlei e foi quando comecei só por hobby e depois me apaixonei pela modalidade”, disse o atleta escolar que amanhã terá uma barreira na final da categoria prata.

A dupla do Mato Grosso do Sul enfrentará o seu vizinho Mato Grosso, representado pelos atletas escolas Marcilio Xavier e Andrey Souza da Escola Estadual Dr. Hermes Rodrigues de Alcântara e Colégio Isaac Newton que venceram o Acre numa partida digna de final por 2x1 e parciais 21/19-17/21 e 17/15.

E como o dia foi movimentado em Maringá foram definidos também os vencedores da série bronze na categoria 01/02. Parabéns aos atletas:

Masculino
1º Lugar - Claudio Luiz Knecht Cardoso e Matheus Henrique Lopes de Miranda (Escola Kubitschek de Oliveira) – Rondônia;
2º Lugar - João Gabriel Callegaro e Pedro Antonio Callegaro (Centro Educacional Santa Isabel) - Rio Grande do Sul;
3º Lugar - Henrique Marcondes Silva. Matheus William Arruda e Rafael Penna Dinoa (EE Nossa Senhora do Carmo )- Minas Gerais.

Feminino
1º Lugar - Beatriz Pereira dos Santos e Gabrielly Sacardo Rodrigues de Sousa (EE Zezinho Portugal )- São Paulo
2º Lugar - Alana Mileny Vieira e Patrislainy Lopes Martins (Colégio Intensivo) - Alagoas
3º Lugar- Amanda Andrade dos Santos e Laina Patricia Borges (Colégio Estadual de Aratu) - Bahia

E vamos conhecer os confrontos das finais da série ouro do Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia de onde sairão os representantes do Brasil para o mundial da categoria na Polinésia Francesa:

Categoria 99/00
Rio de Janeiro x Paraná - feminino
Paraíba x Rio de Janeiro - masculino

Categoria 01/02
Minas Gerais x Rio de Janeiro – feminino
Distrito Federal x Rio de Janeiro– masculino

Categoria 03/04/05
Rio de Janeiro x São Paulo - feminino
Rio de Janeiro x Paraíba - masculino

Amanhã, a partir das 11h20, na Vila Olímpica Maringá acontecem as finais da série ouro e, a partir das 17h, acontece a cerimônia de encerramento com a presença já confirmada de autoridades locais e do padrinho do campeonato, o medalhista olímpico, Giba. A entrada no evento é gratuita.

Fonte: CBDE

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Etapa IV - Atletismo Finais Mirim - Jeesp   Praia Grande

Destaques Esporte em Ação

Campione - Il mondo dello sport