Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Guarapari recebeu Brasileiro Escolar de Handebol

11/09/2017
Guarapari recebeu Brasileiro Escolar de Handebol

Piauí e São Paulo foram os campeões da edição e irão para o Mundial da modalidade, em 2018


Na última semana Guarapari foi palco do Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol, promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e pela Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade). O evento reuniu cerca de 350 atletas, de 14 estados do país, para disputar a vaga que classificou as equipes Caic Balduíno, do Piauí, e Colégio Amorim, de São Paulo, para o Mundial Escolar, no Catar, em 2018.

Por ser o estado sede, o Espírito Santo teve direito à participação de quatro equipes. Dessa forma, disputaram a etapa nacional a equipe feminina e masculina do Colégio Castro Alves, de Cariacica, o time feminino do Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), de Cachoeiro, e a equipe masculina do Colégio Expoente, de Castelo.

As equipes capixabas que tiveram melhor desempenho foram o time masculino do Colégio Castro Alves, que perdeu na final para o Caic Balduíno, e os times femininos do IPE e Castro Alves, que chegaram a fase de disputa direta. O Colégio Expoente, de Castelo, não conseguiu se classificar para disputar as quartas de finais.

O presidente em exercício da Fecade, Ronaldo Mangueira, destaca que o Espírito Santo já é referência em sediar brasileiros. “É a quarta vez que sediamos um Campeonato Brasileiro. Em 2014, realizamos o Brasileiro de Handebol, que foi considerado pela CBDE o melhor campeonato já realizado no país, tanto do ponto de vista da estrutura, como do nível técnico. Temos trabalhado para fazer novamente um ótimo evento”, destacou Ronaldo.

A participação de 14 estados também é destacada pelo presidente. “Mesmo com a falta de incentivo, devido ao período de crise, temos um número significativo de estados participantes, o que mostra que o esporte escolar tem ganhado força ao longo dos anos”, destacou Ronaldo.

Resultados

Feminino

1- Colégio Amorim - São Paulo
2- Presidente João Goulart - Santa Catarina
3- Colégio São Francisco - Paraná
4- Colégio Castro Alves - Espírito Santo
5- IPE - Espírito Santo

Masculino
1- Caic Balduíno - Piauí
2- Colégio Castro Alves - Espírito Santo
3- Colégio Amorim - SãoPaulo
4- Colégio Vincentino - Paraná
5- Colégio Cristão da Amazônia - Roraima


Sobre a competição
Os campeonatos brasileiros escolares acontecem a cada dois anos e são o passaporte das equipes para a disputa do Mundial, que acontecem no ano seguinte. Os participantes são os campeões das etapas estaduais dos seus estados.

Os eventos são promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em parceria com as federações dos estados sediantes. É a quarta vez que o Espírito Santo recebe um Brasileiro.

Os campeonatos brasileiros escolares são competições intercolegiais que tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva e enaltecer os benefícios educacionais e comportamentais inerentes à atividade como: espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina.

Estados participantes
Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe são os estados participantes da competição, sendo 15 equipes masculinas e 12 femininas.


Serviço
Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol
Data: 02 a 08 de setembro de 2017
Local: Ginásio do Sesc e Ginásio Municipal de Guarapari.
Informações: (27) 3359-5092 e fecade@gmail.com

Informações à imprensa
Raquel Rampon Medeiros – raquel@r2mcomunicacao.com.br
Carolina Sampaio - carolina@r2mcomunicacao.com. br
R2M Comunicação e Marketing
3026-0225/99922-2566

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Finais Etapa IV Jeesp Infantil   Praia Grande
Campione - Il mondo dello sport