Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Capixabas disputam Estadual Escolar de Handebol

27/06/2017
Capixabas disputam Estadual Escolar de Handebol

As escolas campeãs representarão o Espírito Santo na seletiva nacional, realizada em Guarapari (ES), de 02 a 10 de setembro de 2017


No próximo sábado (01), atletas capixabas chegam mais próximos de representar o Brasil no Mundial Escolar de Handebol. A primeira etapa do Campeonato Estadual Escolar da modalidade, realizada pela Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), acontecerá no Ginásio Sesport, no bairro Bento Ferreira, em Vitória (ES). Este será o primeiro passo para a decisão da equipe capixaba que representará o Estado no Campeonato Brasileiro Escolar 2017, realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), de 02 a 10 de setembro, em Guarapari (ES).
Por ser o estado-sede, o Espírito Santo terá direito a duas equipes em cada naipe e, portanto, com duas chances a mais de garantir o título. Caso vençam a etapa nacional, as escolas estão automaticamente classificadas para representar o Brasil no Campeonato Mundial, que será realizado em 2018.

Para o presidente em exercício da Federação Fecade, Ronaldo Mangueira, a participação em eventos esportivos de grande porte auxilia na formação dos estudantes. “O handebol capixaba é destaque em competições escolares nacionais e internacionais. Com um histórico importante de participações e resultados expressivos, estamos confiantes que conquistaremos ainda mais títulos, mas o mais importante é a oportunidade desses grandes eventos contribuírem para a formação dos estudantes”, destaca Mangueira.

As escolas participantes da categoria feminina são o Colégio Castro Alves, que conquistou o vice-campeonato mundial na Croácia em 2012 e em 2016 representou o Brasil no mundial da França, e o Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), de Cachoeiro do Itapemirim. A categoria masculina contará com os estudantes do Colégio Castro Alves, atuais campeões dos Jogos Mundiais das Escolas Católicas - Fisec, realizado também na França em 2016, do Colégio Expoente de Castelo, da Cooperativa Educacional de São Mateus, da EEEFM João Bley, de Castelo, e do Instituto de Pesquisas Educacionais.
A segunda etapa da seletiva acontecerá no dia 15 de julho, na qual sairá o resultado da escola que representará o Estado no Brasileiro Escolar da modalidade.

Campeonato Brasileiro de Handebol
Pela quarta vez o Estado receberá um campeonato brasileiro escolar. A Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade) é a entidade responsável pela organização das competições no Estado. Mais de 300 atletas, de diversas partes do país, participarão do evento, capitaneado pela CBDE.

Capixabas no Mundial
Desde 2008, o handebol escolar capixaba vem se destacando em eventos internacionais. Quem estreou a participação do Espírito Santo foi o time feminino do Colégio Santa Adame, de Vila Velha, que representou a seleção feminina na Dinamarca. Na sequência, as meninas do Colégio Castro Alves, de Cariacica, vestiram a amarelinha em três mundiais: em 2010 (Portugal), em 2012 (Croácia), quando foram vice-campeãs, e em 2016 (França). Já o time masculino do Castro Alves foi campeão mundial em 2016, na França, nos Jogos Mundiais das Escolas Católicas - Fisec.

Informações à imprensa
Raquel Rampon Medeiros
R2M Comunicação e Marketing
Contato: +55 (27) 3026-0225
E-mail: raquel@r2mcomunicacao.com.br
Site: www.r2mcomunicacao.com.br

Veja também
 
 
Campione - Il mondo dello sport