Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Alunos-atletas buscam vaga em seletiva para mundial de Desportos Escolares

22/03/2018
Alunos-atletas buscam vaga em seletiva para mundial de Desportos Escolares

A edição de 2018, da Seletiva Nacional Gymnasiade de desportos , contará com uma das maiores delegações de alunos-atletas do Estado do Pará. O evento que ocorrerá entre os dias 22 e 25 de Março, em São Paulo, conta com a presença de 36 participantes representando a região. As jovens promessas vem de municípios como Portel, Ulianópolis, Abaetetuba, Cametá e Belém.

Para esses jovens atletas, essa competição representa a esperança de um futuro melhor. Jovens que lutam a cada dia para prosseguir no esporte e levar a alegria para seus familiares a cada medalha, a cada pódio conquistado.

Um exemplo de superação vem do município de Portel, da jovem atleta Janaína Martins, 16 anos, da escola Marechal Deodoro da Fonseca, que vai disputar a prova de 3000 metros, no atletismo. A jovem que iniciou no atletismo aos 13 anos vem sendo umas das referências de sua cidade na sua modalidade.

A jovem de família humilde, viu no esporte uma oportunidade de mudar de vida, tanto que vem se destacando nos estudos. A seletiva Gimnasiade é a terceira competição a nível nacional que a jovem atleta irá disputar, na sua curta carreira de atleta. "Estou muito feliz por estar representando a minha cidade Portel, e o Estado do Pará, é um momento único, só de competir nessa seletiva é um orgulho para mim", disse a jovem.

Além do atletismo o Pará vai ser representado nas seguintes modalidades: Ginástica rítmica, ginástica aeróbica, natação, karatê, judô, xadrez, taekwondo e luta olímpica.
Segundo o presidente da Federação Paraense de Desporto Escolar, Gilson Pereira, a federação vem fazendo um trabalho de valorização do esporte amador, além de levar para as escolas um trabalho de contexto educacional e comportamental inerentes ao esporte, crianças e jovens criam oportunidades para construção de valores dentro de um meio social, promovendo benefícios à saúde física e psicológica, atendendo seu direito constitucional na prática desportiva.
Além dos atletas a delegação é composta por 12 técnicos, um chefe de delegação, um médico, além de dois oficiais.

Apoio
O Governo do Estado através do Núcleo de Esporte Lazer- NEL, e Secretaria de Estado de Educação - Seduc-PA, em parceria com a Federação Paraense de Desporto Escola vem dando total apoio aos jovens nessa viagem para a cidade de São Paulo.

Vaga para o Mundial
A Seletiva é um evento classificatório, os campeões de cada modalidade terão a oportunidade de disputar a Gymnasiade, que será realizada na cidade de Marraquexe, em Marrocos, no período de 2 a 9 de maio.

Evento
A Seletiva Nacional Gymnasiade 2018 é um evento promovido e realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE e pela Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo – Fedeesp.

Por: Jessé Lima

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Finais Etapa IV Jeesp Infantil   Praia Grande

Destaques Sudeste

Orientações Gerais Orientações Gerais

Professores, atentem-se ao prazo de 48 horas antes do primeiro jogo da equipe como limite para a inscrição de alunos em modalidades coletivas...

Campione - Il mondo dello sport