Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

EQUIPE DE BADMINTON DO TOCANTINS PARTICIPA DO BRASILEIRO ESCOLAR

10/02/2018
EQUIPE DE BADMINTON DO TOCANTINS PARTICIPA DO BRASILEIRO ESCOLAR

Alunos que estuda em escola publica participa de um campeonato brasileiro escolar.


Em março, Gustavo Fernandes Cerqueira, 16 anos, Giovanna Medrado Ribeiro dos Reis de 17 anos e Gleyce Moura Barbosa também de 17 anos, disputarão o Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton como integrantes da seleção tocantinense escolar. Os atletas são alunos da Escola Estadual Carmênia Matos Maia da Cidade de Porto Nacional, que treinam sob apoio da Prefeitura de Porto Nacional através de um projeto social chamado Combad.

O projeto teve inicio em 2014, quando o professor Adaziel Teixeira, queria apresentar aos alunos um esporte diferente além dos tradicionais, após pesquisar na internet quando estava ja quase definindo para o tênis de mesa, aí encontrou o badminton. Um esporte facil de jogar e poderia ser praticado em qualquer lugar. Em 2015 com uma equipe formada por 15 atletas foram participar do primeiro Brasileiro Escolar em Piauí, e com muita garra as meninas sagraram campeã brasileira na categoria escola, carimbando o passaporte internacional, representar o Brasil em Malta em 2016 no Mundial Escolar, com as maiores feras da modalidade. de China Taipei.

Após os grandes resultados os apoio começaram a aparecer, mas ainda não tem o local adequado, mas o numero de adepto que era de 10 saltou para 40 e assim deu continuidade com o projeto, filiou-se a Confederaçao Brasileira de Badminton CBBd, tem se destacado em competições nacionais com o aluno atleta Gustavo, foi a unica modalidade que ganhou medalha nos Jogos Escolares Nacionais (COB) em 2017.

A equipe estava motiva, escola e cidade na expectativa, agora com um quarteto entrosado e bem treinado, com o objetivo de ser campeão brasileiro escolar no masculino e pelo menos duas atletas na seleção individual, mas, devido a um contratempo, dois atletas se machucam seriamente, desfalcando a equipe, e com muita maestria, o professor Adaziel, não deixa o desanimo tomar conta da equipe, e juntamente com o Professor Rafael Fontoura, montam uma estratégia, principalmente psicológica e decidam participar.
O Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton acontecerá de 15 a 19 de março, na cidade de Campo Grande (MS). A competição irá selecionar os cinco melhores atletas escolares do país para representarem o Brasil no Campeonato Mundial de Badminton na Índia, já em abril.
A equipe embarca dia 15/03 do aeroporto de Palmas com muita ansiedade e esperança e retorna dia 19/03 com muita experiência e aprendizado

A seleção tocantinense formada por atletas da Cidade de Porto Nacional - TO.

Escola Estadual Carmênia Matos Maia

Diretora: Elza Maria Alencar

Professores:
Adaziel Teixeira Medrado
Rafael Fontoura Medeiros

Atletas:

Gustavo Fernandes Cerqueira - 16 anos

Giovanna Medrado Ribeiro dos Reis - 17 anos (mundial 2016)
Gleyce Moura Barbosa - 17 anos (mundial 2016)

A Federação Tocantinense do Desporto Escolar - FTDE, na pessoa do Sr Presidente Luis Claudio agradece o apoio que tem recebido da Presidente Michele Lobo (Federação Tocantinense de Badminton), da Seduc - To, Superintendente Salin Milhomem, da Gerente de desporto escolar da seduc Ana Paula Ribeiro, Prefeito de Porto Nacional Sr. Joaquim Maia e dos pais Sr. Gleidson Barbosa (Gleyce) Sra Rosalia Pinto (Gustavo) e Sr. Adaziel (Giovanna) que acreditam no projeto da CBDE em forma cidadão.

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Finais Etapa IV Jeesp Infantil   Praia Grande
Campione - Il mondo dello sport