Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Pernambucana de Iati embarca para disputar Mundial de Badminton, na Índia

16/04/2018
Pernambucana de Iati embarca para disputar Mundial de Badminton, na Índia

De Iati para o mundo. Assim é a história da pernambucana Siziane Barros, de 14 anos, que embarca nesta terça-feira para disputar o Campeonato Mundial de Badminton Escolar, na cidade de Pune, na Índia. Aluna do Educandário Municipal Torquato Soares, ela conquistou a vaga na maior competição do planeta após ficar entre as cinco melhores no Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton, disputado no último mês, no Mato Grosso do Sul. A partir da próxima quinta-feira, Siziane vai escrever seu nome na história como a primeira atleta pernambucana a disputar um Mundial da modalidade. Ela será acompanhada por representantes do Piauí, Paraná, Tocantins e Rio de Janeiro.

Dedicada durante os treinamentos e dona de um talento singular, a atleta treina pelo menos quatro vezes por semana sob o comando do técnico Diego Silva de Carvalho. Para chegar ao Mundial, ela começou muito cedo. “Siziane treina conosco há pelo menos uns cinco anos. É muito clara a melhora do rendimento dela, tanto que será a primeira de Iati e de Pernambuco a disputar um Mundial. Acredito muito no potencial dela e vamos ficar na torcida”, afirmou o treinador, que comanda um projeto social com cerca de cem crianças que treinam pelo menos três vezes por semana no ginásio municipal.

Apesar da confiança de todos, a vida de Siziane Barros não será nada fácil. Isso porque o Brasil caiu em um grupo dificílimo, com China, Turquia e Índia, três das maiores potências do badminton no mundo. “Realmente os adversários são muito complicados, mas Siziane tem a força e o sangue nordestino, de não desistir nunca e busca sempre o melhor. Acreditamos nela, mesmo diante de adversários tão complicados”, analisou Diego.

Atualmente, Iati é a maior potência do badminton no Nordeste. O município só não foi com toda a equipe para o mundial porque ficou em segundo lugar no Brasileiro, perdendo apenas para os piauienses. “Para uma cidade com 18 mil pessoas, encravada no Agreste de Pernambuco, esses resultados são surpreendentes. Mas sempre vamos querer mais. Trabalhamos muito para isso”, finalizou o treinador.

Siziane Barros embarca nesta terça-feira (16) para Rio de Janeiro, onde se encontrará com as demais quatro atletas da Seleção Brasileira para seguirem juntas para a Índia.

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Finais Etapa IV Jeesp Infantil   Praia Grande
Campione - Il mondo dello sport