Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Etiene Medeiros marca presença nos Jogos Escolares da Juventude

12/09/2017
Etiene Medeiros marca presença nos Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude Mirim, para atletas de 12 a 14 anos, começam nesta quarta-feira (13) com as disputas das modalidades individuais. E os jovens atletas participantes terão uma oportunidade única nesta edição, a maior em números: eles vão conviver com embaixadores dos Jogos, atletas e ex-atletas olímpicos que vieram justamente para prestigiar a competição. Nesse time, uma pernambucana se destaca. Etiene Medeiros, primeira brasileira campeã mundial de natação nos 50 metros costas em piscina longa e esportista do Time PE, pela primeira vez carregará o posto de embaixadora para interagir com os atletas, sobretudo os pernambucanos.

A nadadora se junta a nomes consagrados do esporte nacional, a exemplo do medalhista olímpico do judô (prata em Sydney-2000 e bronze em Pequim-2008) Tiago Camilo, do campeão olímpico do vôlei de praia Emanuel Rego (Atenas-2004) e da campeã mundial de atletismo no salto com vara (Daegu-2011) Fabiana Murer. “É extremamente importante esse contato. Há três anos que tentava vir, mas não conseguia por conta dos treinamentos para Mundiais e Olimpíadas. Finalmente estou aqui para bagunçar com esses jovens”, brincou Etiene. “Depois do ouro do campeonato mundial (em julho, na Hungria), tomei o tempo de fazer atividades como esta e retribuir tudo o que a natação vem me dando. Estou muito agradecida por ter recebido o convite. Essa etapa foi muito importante para a minha carreira. Agora, aqui do outro lado, posso repassar esse sentimento aos mais novos através dessa interação”, completou a atleta, que fica para acompanhar as provas de natação até o fim da semana.

A pernambucana fez parte da cerimônia oficial de abertura dos Jogos da Juventude, que aconteceu a noite desta terça-feira (12), no Círculo Militar do Paraná. Para Etiene, a expectativa da competição está alta, principalmente para encontrar os atletas do Estado, oportunidade que ela teve rapidamente no evento desta terça. “Participei dos Jogos pela primeira vez em 2004, fiz muitas amizades que inclusive vieram comigo para a seleção brasileira, a exemplo do Leonardo de Deus. Tenho certeza que vai ser uma semana muito prazerosa, adoro essa interação, além do fato de aqui mostrarmos a importância de unir esporte e educação. Queria mandar um ‘alô’ para Pernambuco, meu Estado. Este ano estou aqui, estou muito feliz e vou vibrar e ficar torcendo por vocês!”, emendou, mandando um recado para os 156 atletas que compõem a delegação pernambucana.

Por falar nos representantes estaduais, eles começam a entrar em ação nesta quarta-feira (13) nas nove modalidades individuais. No geral, Pernambuco será representado neste primeiro momento por 25 atletas no atletismo, 4 no badminton, 4 no tênis de mesa, 4 na ginástica rítmica, 4 no ciclismo, 16 no judô, 16 na natação, 4 na luta olímpica e 2 no xadrez, totalizando 79 competidores. Eles fazem parte de uma conta gigantesca: esta é considerada a maior edição dos Jogos Escolares da Juventude realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com a presença de 4.043 atletas (esportes individuais e coletivos), 523 técnicos, 166 dirigentes. Ao todo, participam 1.401 instituições de ensino de 475 cidades diferentes do País.

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Etapa IV - Atletismo Finais Mirim - Jeesp   Praia Grande
Campione - Il mondo dello sport