Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Definidos os últimos representantes de Pernambuco nos Jogos Escolares da Ju

16/08/2017
Definidos os últimos representantes de Pernambuco nos Jogos Escolares da Ju

Os últimos representantes de Pernambuco nos Jogos Escolares da Juventude Mirim, para atletas de 12 a 14 anos, foram definidos com os campeões da Fase Estadual das modalidades coletivas dos Jogos Escolares de Pernambuco – JEPs 2017. Disputada em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, a fase final dos Jogos terminou neste último final de semana e consagrou oito equipes com o título estadual, o que garante a cada uma o direito de participar do certame nacional, marcado para acontecer entre os dias 12 e 21 de setembro em Curitiba, no Paraná.

A Fase Estadual dos JEPs 2017 foi disputada nas modalidades basquete, handebol, futsal e voleibol, que movimentaram Serra Talhada durante dez dias de competição. “Tivemos disputas muito intensas no Sertão do Estado e percebemos a empolgação desses jovens com o esporte escolar através dos registros de quadras lotadas para acompanhar as partidas. Isso nos motiva ainda mais a continuar crescendo com os JEPs”, pontuou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Entre as equipes disputando as finais dos esportes coletivos houve um equilíbrio nos concorrentes da rede estadual de ensino e da rede particular. Neste último final de semana, que reuniu as disputas do basquete e do handebol, por exemplo, entraram em quadra para brigar pelo título exatamente quatro representantes de cada rede. No geral, dos 16 times finalistas, 10 foram de escolas particulares e seis foram de estaduais. Na lista dos campeões dos JEPs Mirim 2017 ficaram o Colégio Salesiano (Recife) no basquete masculino, o Colégio Agnes (Recife) no basquete feminino, o Colégio Anglo Líder (Recife), no handebol feminino, a Escola Eliete Araújo (Petrolina), no handebol masculino, o Colégio 2001 (Recife), no futsal e no voleibol masculinos, o Colégio Damas (Recife) no futsal feminino e o Colégio Boa Viagem (Recife) no voleibol feminino.

A concorrência pelas últimas vagas na delegação pernambucana dos Jogos Escolares da Juventude foi bem acirrada. Somente nesta fase final dos JEPs foram contabilizados 1.000 alunos-atletas de 83 equipes e 75 escolas das redes estadual de ensino e particular. Todas as instituições representaram as 17 Gerências Regionais de Ensino (GREs), que, para esta fase decisiva, enviaram seus respectivos campeões em busca do título estadual. A competição, que começou no dia 2 de agosto, foi disputada em dois módulos, sendo a primeira parte com as finais do voleibol e do futsal no dia 7 de agosto e a segunda e última com as decisões do basquete e do handebol no último sábado (12).

As últimas finais disputadas, as do handebol e do basquete, envolveram confrontos interessantes. No basquete masculino, o Colégio Salesiano derrotou o Colégio XV de Novembro (Garanhuns) por 45 a 25, enquanto no feminino o Colégio Agnes venceu as meninas da Escola Padre Luiz Gonzaga (Araripina) por 57 a 6. No handebol feminino, o Colégio Anglo Líder não tomou conhecimento das adversárias e goleou a Escola Municipal São Sebastião (Trindade) com o placar de 34 a 8. Já na versão masculina, a Escola Eliete Araújo (Petrolina) ganhou da Escola Almirante (Tamandaré) por 21 a 13. A esses resultados somam-se os obtidos pelos campeões do futsal e do voleibol. O Colégio 2001 derrotou o Escola Rotary do Alto do Pascoal (Região Metropolitana do Recife Norte) por 7 x 0 na decisão do futsal masculino e a Escola Isaura de França (Região Metropolitana do Recife Metro Norte) por 2 sets a 0 na final do voleibol masculino, enquanto o Colégio Boa Viagem venceu o Colégio XV de Novembro (Garanhuns) por 2 sets a 0 na disputa do primeiro lugar do voleibol feminino. Já o Colégio Damas, por sua vez, derrotou a Escola Construindo o 2000 (Nazaré) por 4 x 2 na final do futsal feminino.

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Finais Etapa IV Jeesp Infantil   Praia Grande
Campione - Il mondo dello sport