Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Abertura dos JEPs 2017 teve teatro, música, dança e campeão olímpico

19/04/2017
Abertura dos JEPs 2017 teve teatro, música, dança e campeão olímpico

Os Jogos Escolares de Pernambuco - JEPs 2017 começaram oficialmente nesta terça-feira (18) em uma grande cerimônia de abertura. Com o tema “SomosTodosPernambuco”, o evento, realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, contou com a participação de cerca de 2.000 alunos-atletas de instituições públicas e particulares do Estado. Na oportunidade, além da presença do campeão olímpico Marcelo Negrão, novidades como a inclusão de uma nova “modalidade apresentação” nos Jogos e mais incentivo aos jovens competidores estiveram na pauta apresentada.

Dirigida pelo professor e dramaturgo Robson Teles, a cerimônia trouxe elementos teatrais, musicais e de dança que remetem à cultura pernambucana. O enredo contou a história do jovem “Pernambuco” e do seu mestre, o “Brasil”, em um diálogo com valores de superação, esforço, sonhos e disciplina, características que refletem o âmbito esportivo. Nesse fio condutor, surgiram figuras conhecidas do cenário local, como maracatus, passistas de frevo do Compaz, bonecos gigantes, orquestra Criança Cidadã e a banda pernambucana Doutor Black, que trouxe para o palco do teatro a mistura de ritmos locais. Em um dos momentos mais aguardados pelos jovens, o homenageado deste ano, o campeão olímpico em Barcelona-1992, Marcelo Negrão, fez as honras no acendimento da pira. “Preparamos uma bonita cerimônia para enaltecer o esporte escolar pernambucano através de uma ligação com a rica cultura do Estado. A abertura dos Jogos traz uma mensagem bastante positiva com valores e sentimentos fundamentais na construção de cidadãos mais íntegros. Os JEPs crescem a cada ano e nossos alunos-atletas merecem celebrar o início de mais uma temporada recheada de novidades”, ressaltou o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

No quesito esportividade, as novidades a que o secretário se refere vão movimentar ainda mais os JEPs deste ano. A primeira delas é em relação a uma nova “modalidade apresentação” que entra em cena, o futevôlei. Além disso, há mais um incentivo aos atletas: a jogadora destaque do basquete na categoria infantil (15 a 17 anos), junto ao melhor técnico, vai ter a oportunidade de participar de um período de treinamentos na equipe Uninassau, comandada pelo treinador Roberto Dornelas e que é a representante pernambucana na Liga de Basquete Feminino (LBF). Outra boa nova é a realização de uma premiação específica para os atletas e técnicos escolares no final do ano.

Os Jogos Escolares de Pernambuco – JEPs 2017 serão disputados em 17 modalidades, contando com a de apresentação, o futevôlei. São elas: voleibol, futsal, handebol, basquete, futebol, atletismo, natação, judô, xadrez, ginástica rítmica, luta olímpica, tênis de mesa, vôlei de praia, badminton, ciclismo e futebol de 7 (society). São mais de 60 mil alunos-atletas de cerca de 1.000 escolas de todo o Estado competindo nas categorias Pré-Mirim (9 a 12 anos), Mirim (12 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos). As primeiras disputas dos JEPs já acontecem a partir do dia 20 de abril, quando começam as modalidades coletivas na categoria Mirim da Fase Regional Metropolitana.

CALENDÁRIO CHEIO – Os JEPs 2017 seguem o modelo dos anos anteriores com fases municipais, regionais e estaduais. As competições começam agora em abril e terminam em dezembro, com a final do futebol infantil na Arena de Pernambuco. Os campeões dos Jogos nas categorias Mirim e Infantil das modalidades coletivas e individuais têm a oportunidade de representar Pernambuco na fase nacional da competição, os Jogos Escolares da Juventude, que neste ano serão realizados em Curitiba-PR (Mirim, em setembro) e Brasília-DF (Infantil, em novembro).

CONTRATO – Assim como nos dois últimos anos, os destaques do futebol infantil masculino vão assinar um contrato profissional com um time de suas respectivas regiões. Essa é uma parceria da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

GANHE O MUNDO – Os principais destaques dos Jogos Escolares de Pernambuco – JEPs 2017 terão a oportunidade de concorrer às vagas no Programa Ganhe o Mundo Esportivo 2018. No total, o programa de intercâmbio cultural e esportivo do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, envia 20 alunos-atletas para o Exterior. Os alunos-atletas que já viajaram foram paras as cidades de Quebéc e Montreal, onde estudaram a língua inglesa e participaram de treinamentos em centros de excelência esportiva. O intercâmbio tem duração de dois meses (8 semanas). Na temporada 2017, dos 20 contemplados, 16 foram campeões dos JEPs.

Veja também
 
 
Campione - Il mondo dello sport