Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Fase Estadual das modalidades individuais dos JEPs termina com surpresas

03/07/2017

A Fase Estadual das modalidades coletivas dos Jogos Escolares de Pernambuco – JEPs 2017 terminou neste final de semana com resultados expressivos dos alunos-atletas estaduais. No sábado (17) e no domingo (18), os competidores disputaram as nove modalidades em cinco localidades diferentes da Região Metropolitana do Recife (RMR). E todas contaram com surpresas, seja pelas próprias conquistas importantes dos participantes, por locais novos de competição, como a Arena de Pernambuco, ou pela presença de atletas olímpicos como embaixadores.

O final de semana das modalidades individuais dos JEPs Atletismo, Judô, Natação, Luta Olímpica, Ciclismo, Xadrez, Badminton, Tênis de Mesa e Vôlei de Praia foi disputado em duas categorias, a Mirim (12 a 14 anos) e a Infantil (15 a 17) anos. O evento envolveu a participação de 1.217 alunos-atletas, sendo 813 do Interior e 404 da RMR. Ao todo, foram 69 munícipios representados por 313 instituições de ensino (150 do Interior e 163 da RMR). “Mais uma vez tivemos números expressivos no que diz respeito à participação dos alunos-atletas e das escolas. Ficamos muito felizes com essa valorização ao esporte de base, uma premissa que estamos trabalhando forte. Nossa intenção é a de fomentar ainda mais o esporte escolar e, assim, garantir condições de treinamento favoráveis a esses jovens, que são o futuro do esporte pernambucano ”, ressaltou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

As disputas deste final de semana tiveram um caráter decisivo para os alunos-atletas. Isso porque a Fase Estadual dos JEPs não garantiu somente o título pernambucano, mas também foi a seletiva para os Jogos Escolares da Juventude (Jogos Escolares Brasileiros), disputa nacional. Neste ano, a categoria Mirim (12 a 14 anos) será realizada na cidade de Curitiba-PR entre os dias 12 e 21 de setembro, enquanto a categoria Infantil (15 a 17 anos) vai ter como sede a capital federal, Brasília-DF, entre os dias 16 e 25 de novembro. Além disso, o título dos JEPs habilita os jovens a participar do Programa Ganhe o Mundo Esportivo, que, neste ano, pela terceira vez, levará uma turma de alunos-atletas para um período de dois meses de intercâmbio educacional e esportivo fora do País.

No que diz respeito aos resultados dos jovens, chamou a atenção o desempenho de duas realidades do esporte de base local. Hanna Nascimento (16 anos), do Bolsa Atleta PE, e Leonardo D’Agostin (16 anos), do Time PE, vêm se destacando no cenário nacional do judô, incluindo passagens pela seleção brasileira de base e a recente conquista da vaga no Mundial Escolar de Judô, o Combat Games, que será realizado de 7 a 15 de julho, em Nova Déli, na Índia. Favoritos, ambos não decepcionaram e sagraram-se campeões dos JEPs 2017 nas categorias infantil (15 a 17 anos) até 44kg e acima de 90kg, respectivamente. “Estou ansiosa para este mundial e treino muito para poder chegar lá e conquistar um bom resultado. Além disso, vai ser a segunda vez que participo dos Jogos da Juventude. Vou continuar treinando bastante e procurarei manter o ritmo para ir bem na competição”, afirmou Hanna, que conquistou o ouro na edição de 2016 dos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa-PB.

EMBAIXADORES - Para abrilhantar a competição e incentivar os atletas, os embaixadores dos JEPs 2017 marcaram presença nos locais das provas, o Centro Esportivo Santos Dumont (Atletismo, Judô, Luta Olímpica, Xadrez e Tênis de Mesa), Colégio GGE (Badminton), Praia de Piedade (Vôlei de Praia), Sport (Natação) e a novidade, a Arena de Pernambuco (Ciclismo). Felipe Nascimento (pentatleta) e Adriana Salazar (ex-nadadora), foram conferir de perto a Natação; José Fernando Santana, o "Balotelli" (decatleta), e Janaína Santos (saltadora), estiveram no Atletismo; Gabriel Pinheiro (judoca) e Leonardo Fernandes (lutador de jiu-jítsu), foram prestigiar o Judô e a Luta Olímpica, respectivamente; Lula (ex-jogador de vôlei de praia), conferiu o Vôlei de Praia, e Lucas Carvalho (paratleta do tênis de mesa), deu uma força para os atletas no Tênis de Mesa.

Veja também
 
 
Campione - Il mondo dello sport