Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Lei Compete Brasília beneficia atletas escolares no Distrito Federal

07/03/2017
Lei Compete Brasília beneficia atletas escolares no Distrito Federal

Projeto de Lei proposto pelo Deputado Distrital Júlio César prevê transporte, hospedagem e alimentação como forma de incentivo ao desporto


Uma ação inovadora da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer de Brasília tem dado o que falar no país devido seu grande incentivo aos desportistas e equipes técnicas do Distrito Federal. O Compete Brasília, projeto Criado por aquela Secretaria de Esporte é um programa que tem o intuito de divulgar o esporte brasiliense do Brasil para o mundo.

A principal ação do programa é estimular a participação dos atletas em diversas competições nacionais e internacionais, custeando as passagens aéreas ou terrestres.
No desporto escolar um dos grandes beneficiados com tal programa é a Federação Regional do Desporto Escolar do Distrito Federal e Entorno – FRDE-DF presidida por Marcelo Ottoline.

A FRDE-DF tem se destacado no cenário do desporto educacional, segundo o Diretor de Relações Internacionais da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, Luiz Delphino Jr, sendo desde 2002, a segunda federação desportiva escolar do país (num total de 26) que mais tem participações em competições nacionais e mundiais promovidas ou que contam com a participação da CBDE.

A partir de dezembro de 2016 o programa Compete Brasília virou Lei através da iniciativa do Deputado Distrital Júlio César (PRB-DF) que atua fortemente na Frente Parlamentar do Esporte na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A Lei nº 5.797-2016 é uma grande conquista para os atletas e paratletas, que agora poderão contar não só com as passagens, mas também com hospedagem e alimentação.

Para o presidente da FRDE-DF os resultados obtidos pelos atletas escolares com a ajuda do programa do Governo Distrital, através da sua Secretaria de Estado de Esportes e Lazer tem sido excepcional: “Nós da Federação Escolar do Distrito Federal somos muito agradecidos a esta iniciativa do governo que tanto beneficia quanto incentiva o esporte no Distrito Federal. Todas as vezes que pleiteamos o benefício, apresentamos a documentação necessária, a justificativa de participação em campeonatos que fazem parte do calendário do desporto educacional do país e somos contemplados e, o reflexo se dá pelos resultados obtidos por nossos atletas escolares. Agora mesmo estamos saindo de Aracaju onde trouxemos uma equipe com 12 atletas para o Brasileiro Escolar de Natação e duas atletas, a Aimê Louise e a Luiza Celidônio conquistaram a vaga na categoria seleção para representar o Brasil no mundial escolar da modalidade que acontece agora em abril na Hungria”, disse Marcelo.

Vale lembrar que a representatividade do Distrito Federal tem crescido no cenário internacional o que rendeu em outubro do ano passado uma homenagem na Câmara Legislativa aos atletas escolares e equipe técnica que compuseram a delegação brasileira que participou e conquistou o título inédito de campeão geral da Gymnasiade, o maior evento desportivo escolar do planeta, considerado por especialistas, uma prévia das olimpíadas, realizada em julho de 2016 na Turquia. Dos 128 atletas escolares participantes 13 eram estudantes do Distrito Federal sendo, 12 deles oriundos de escolas públicas.

“Graças ao Compete Brasília temos conseguido levar nossos atletas escolares para as seletivas escolares brasileiras, atletas estes que faço questão de reforçar aqui são convocados a partir de resultados obtidos em seletivas infanto-juvenis que acontecem anualmente envolvendo escolas de ensino público e privado do Distrito Federal. Com a aprovação da Lei o limite que antes tínhamos de levar uma delegação com até 10 pessoas em transporte aéreo dobrou, além da possibilidade de ampliarmos o benefício para alimentação e hospedagem”, afirmou Marcelo Ottoline.

Resta agora ao restante do país copiar a iniciativa inovadora do Distrito Federal e fomentar ainda mais o desporto escolar brasileiro.

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Etapa IV - Atletismo Finais Mirim - Jeesp   Praia Grande
Campione - Il mondo dello sport