Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Ministro do Esporte do Brasil prestigia Jogos da CPLP na África

23/07/2018
Ministro do Esporte do Brasil prestigia Jogos da CPLP na África

São Tomé e Príncipe - O ministro do Esporte do Brasil, Leandro Cruz, foi presença destacada na abertura dos XI Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontecem em São Tomé e Príncipe, na África Ocidental, entre os dias 21 e 28 de julho.

Na solenidade de abertura do evento, ao lado do presidente de São Tomé, Evaristo de Carvalho, do ministro do Esporte de São Tomé, Marcelino Leal Sanches, Leandro Cruz destacou o apoio do governo brasileiro ao esporte de São Tomé e Príncipe, destacando o acordo de cooperação entre os dois países no fornecimento de material para o desenvolvimento da prática esportiva naquele país.

A solenidade de abertura foi marcada pelo desfile das representações, dos países participantes da competição, cada um levando a bandeira nacional à frente do pelotão. A solenidade foi seguida de uma festa de relevo cultural, com destaque para as diversidades folclóricas da região. A dança africana, os embalos tribais, os folguedos e as culturas regionais, invadiram o gramado do Estádio Internacional 12 de Julho numa festa de confraternização entre os povos da lusofonia.

O ministro Marcelino Sanches deu boas vindas aos países participantes dos XI Jogos da CPLP destacando as dificuldades para a realização do evento, acrescentando com destaque o orgulho do são-tomense, em receber atletas e dirigentes de vários países.

- Este é o momento de agradecer todas as pessoas que trabalharam durante os últimos anos, para a realização dos Jogos da CPLP, em São Tomé. Hoje podemos confirmar que o país é, sim, capaz de realizar eventos esportivos de grande porte. Estou certo que São Tomé e Príncipe ajudará a encontrar boas soluções para superar os obstáculos. Esta festa desportiva da lusofonia celebra o fortalecimento de amizade e solidariedade entre a juventude dos estados-membros - discursou Sanches.

Presença do ministro

O ministro Leandro Cruz não só prestigiou a solenidade de abertura, como esteve presente nesse primeiro dia de competição em todas as modalidades que o Brasil participou, parabenizando os atletas brasileiros e desejando a todos boa sorte na competição. A presença do ministro foi marcante no vôlei de praia, onde fez questão de pousar ao lado dos atletas brasileiros dessa modalidade.

- O Brasil está com uma participação muito importante. Do ponto de vista esportivo é fundamental para os nossos jovens participarem de competições internacionais. E do ponto de vista da solidariedade, da participação, do companheirismo e entrelaçamento, surgimento de oportunidades. É fundamental para ajudar a desenvolver o esporte nesses países. Todo o apoio que o Brasil puder dar, será importante para o esporte desses países – pontuou o ministro Leandro Cruz.

Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável: Jesus Filho
Foto e texto: Givaldo Batista
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF - CEP 70711-903

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Finais Etapa IV Jeesp Infantil   Praia Grande
Campione - Il mondo dello sport