Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Evento da FGDE prepara alunos para etapa nacional da Gymnasíade

13/03/2018
Evento da FGDE prepara alunos para etapa nacional da Gymnasíade

O evento de preparação para a fase nacional da Gymnasíade, a maior competição escolar do mundo, foi realizado neste final de semana, 11 e 12/03, pela Federação Goiana de Desporto Escolar (FGDE), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). O treino reuniu os 95 atletas que irão para São Paulo entre os dias 22 e 25 de março, para a disputa de uma vaga na Gymnasíade.

Na ocasião, alunos de 13 a 17 anos que integram as federações de judô, karatê, taekwondo, natação, wrestling, atletismo e xadrez passaram por avaliação físico-funcional e receberam orientações técnicas dos seus treinadores, além de dicas de atletas como Cezar Galvão, mais conhecido como Homem-Aranha, Ulisses Guimarães, técnico da Seleção Brasileira de Karatê, André Diamant que possui o título de Grande Mestre Internacional (GM) de xadrez, entre outros grandes atletas, como Leonardo Santos.

Detentor de 23 medalhas internacionais e considerado um dos maiores taekondocas do país, Leonardo Santos prestigiou o evento e ministrou uma palestra aos atletas da modalidade. Ele é goiano e tem orgulho em dizer que não foi preciso sair do estado para atingir o alto rendimento.

“Tendo estrutura e profissionais capacitados, eu não vejo outro resultado a não ser o sucesso, a vitória e a formação de atletas e pessoas. Isso começa na escola, pois quando a educação e o esporte caminham juntos, o resultado jamais será negativo, porque formaremos não apenas atletas, mas bons cidadãos”, afirma Santos.

De acordo com esse tipo de pensamento, o presidente da FGDE, Marco Maia, acredita no papel do esporte como agente transformador na vida de crianças e jovens. “O treinamento foi criado dentro dessa proposta, de modo que os selecionados não apenas ganhassem mais experiência, mas também pudessem aprender com atletas que admiram”, conta Maia.

Entre os classificados está o estudante João Machado Filho, 14, que cursa o 8º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Padre Pelágio, em Goianira. O atleta de taekwondo está treinando forte para a fase nacional. “Um evento de preparação desse porte nos motiva e ensina muito, pois assim podemos nos preparar e sentir um pouco de como será a etapa em São Paulo”, explica o jovem.

Avaliação físico-funcional

Acadêmicos de fisioterapia da UEG realizaram teste funcionais com os atletas de todas as modalidades, a fim de saber quais são os déficits em relação aos grupos musculares, a mobilidade e a articulação do corpo.
O teste não possui um protocolo específico, são vários exames que envolvem os membros inferiores e superiores, além de resistência e força de tronco. “A partir dos resultados da avaliação podemos saber sobre possíveis níveis de lesão dos atletas e realizar as correções necessárias para preveni-las”, explica o fisioterapeuta responsável pela avaliação, João Pedro Carto.

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Finais Etapa IV Jeesp Infantil   Praia Grande

Destaques Esporte em Ação

Campione - Il mondo dello sport