Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Atletas do Distrito Federal brilham no Mundial Escolar de Lutas!

12/07/2017
Atletas do Distrito Federal brilham no Mundial Escolar de Lutas!

Karatecas do DF conquistam medalhas no Combat Games da ISF!


A International School Sport Fedaration - ISF está realizando em Agra, na Índia, a 1ª edição do Combat Games, competição inédita que agrega várias artes marciais. Para o Brasil participar daquela competição, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE realizou no mês de maio em Lindóia/SP, a Seletiva Nacional, elencando os melhores atletas escolares nacionais no momento para o Judô e Karatê. O Distrito Federal participou com uma delegação composta por 38 integrantes, entre atletas, técnicos e árbitros, apoiados com o transporte terrestre da Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, através do seu Programa Compete.

Na competição mundial, a Delegação Escolar Brasileira é composta por 45 pessoas, entre os quais: 15 atletas do judô, 24 do karatê, 5 técnicos e 1 chefe de delegação. O evento é disputado por atletas escolares da índia, França, Rússia, China, Emirados Árabes e Brasil.

Disputas

O judô escolar do Brasil foi muito bem! No primeiro dia de confrontos, nas nove lutas disputadas, o Brasil conquistou nove medalhas, sendo: 7 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. No segundo dia, o Brasil terminou a sua participação na modalidade, realizando cinco disputas e em todas, subiu ao pódio! Ao todo, foram: 3 medalhas de ouro e 2 de prata. Com esse resultado, o judô escolar brasileiro conquistou a expressiva marca de 10 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 de bronze.

O Karatê também não ficou atrás! No Kata masculino, só deu Brasil: 1°, 2° e 3° lugares! No Kumite masculino, ganhamos 02 bronzes, 05 pratas e 03 ouros! GABRIEL HARDY SOUZA FERNANDES DE MIRANDA, do Centro Educacional 03 de Sobradinho, se sagrou CAMPEÃO na categoria até 62Kg e ALLAN FELIPE VITORINO DO NASCIMENTO, do Centro de Ensino e Formação SESI/SENAI de Sobradinho, se sagrou VICE-CAMPEÃO na categoria até 50Kg!

Chefe da Delegação Escolar Brasileira na Índia, o diretor de relações internacionais da CBDE, Luiz Delphino, mostrou entusiasmo com a nossa participação nos jogos, enaltecendo o que se agrega na formação de cada um quando se participa de uma competição escolar mundial:

“A formação de um atleta passa por diversas etapas. O Desporto Escolar, além de colaborar com a experiência esportiva dos alunos, alia os aspectos sociais e culturais, reforçando a formação integral do ser humano e não somente preocupando única e exclusivamente com o viés esportivo. Entendo que o desporto escolar está acima desta questão. Nosso trabalho é formar através do esporte e a representação do país é o ápice desse processo de formação. Isso tudo só é possível graças às seletivas de alto nível que as federações estaduais promovem”, destacou.

O Brasil continua em Agra, onde poderá conquistar novas medalhas com o karatê feminino. As disputadas serão nesta quinta-feira, dia 13/07/2017.

Todos os resultados você acompanha em tempo real nos canais de comunicação da CBDE!

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Finais Etapa IV Jeesp Infantil   Praia Grande
Campione - Il mondo dello sport