Esporte Escolar
O seu portal de notícias do Esporte Escolar

Ari Souza faz um balanço do 3x3 na Bahia e relembra sua época de atleta

08/06/2018
Ari Souza faz um balanço do 3x3 na Bahia e relembra sua época de atleta

BAHIA - Entre uma das personalidades mais respeitadas do esporte brasileiro, o baiano Ari Souza, imortalizado pelo apelido carinhoso de “Arizão”, dado por seus próprios alunos em razão da sua estatura, durante anos faz a diferença no esporte. Por mais de três décadas, o professor comandou o setor esportivo do Colégio Salesiano, em Salvador, uma das siglas mais tradicionais da educação nacional.

Entre muitas lembranças e boas histórias pra contar, Ari, sem ser saudosista como 'ele mesmo faz questão de frisar', relembra com bom humor o convite que recebeu do Sport Club Corinthians Paulista para compor a sua equipe de basquete. Porém um detalhe peculiar fez com que o “rei do pelô”, não aceitasse a proposta.

- Joguei basquete durante 17 anos no mesmo clube, a Associação Atlética da Bahia. Nesse período, tive a oportunidade de competir e conhecer muitas pessoas. Como sempre fui alto e me destacava em quadra, certa vez recebi um convite para ir jogar em São Paulo, no Corinthians, porém como na capital da garoa não tem praia, eu, como bom baiano, optei por não aceitá-lo. Relembrou bem humorado.

Presidente da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), Ari sabe que esporte e educação precisam caminhar lado a lado, por esse motivo, na década de oitenta, já no Salesiano, o professor criou o “Nordestão”, à época tratava-se de uma competição esportiva que compunha quase todos os Estados que formam a Região Nordeste do Brasil.

Hoje ele não faz mais parte do corpo docente de professores do Colégio onde durante mais de trinta anos lecionou, porém por onde passa, os abraços e até pedidos para “fotos” parecem ter se tornado um hábito comum em sua vida.

- É muito gratificante rever um ex-aluno e saber que de alguma forma você colaborou para que ele se tornasse uma pessoa de bem na sociedade. Aqui onde moro tenho um vizinho que foi meu aluno e que, sempre quando me encontra, relembra a nossa época. Aliás, é bem comum revê-los aqui na Bahia, tirar fotos e abraçá-los. Quando isso ocorre, fico feliz pois percebo que aquela semente plantada no passado, deu bons frutos no futuro. Há casos de filhos de ex-alunos que se tornaram meus alunos, algo incomum, mas que nos revigora e enche de alegria. Contou.

Entre as principais praças esportivas do Brasil, a Bahia mais uma vez realiza uma competição com a chancela da CBDE. Como não poderia deixar de ser, sobretudo em razão do seu vasto conhecimento nesta modalidade, a 3ª edição do Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3 ocorre em sua terra. Feliz com o que viu ao longo dessa semana esportiva que agitou o município de Simões Filho, onde o evento ocorre, Ari fez um balanço do torneio até aqui e não poupou elogios e agradecimentos às pessoas e entidades que o auxiliaram.

- Quando me disseram que havia a possibilidade de realizarmos o 3x3 na Bahia, não tive dúvidas ao aceitar mais esse desafio, pois sabia que daria conta. Graças a Deus, tudo saiu dentro do planejado e hoje teremos as finais. Importante ressaltar a parceria com a Prefeitura de Simões Filho que não mediu esforços para nos ajudar. Além disso, fazer mais uma vez um agradecimento à diretoria da CBDE, na pessoa do presidente em exercício, Robson Aguiar, por confiar e apostar mais uma vez não no Ari, mas na capacidade da Bahia de realizar grandes eventos. Estou amplamente satisfeito com o que vivemos aqui nesta semana e, por isso, estendo publicamente o meu agradecimento à todas as pessoas que colaboraram para que o nosso brasileiro fosse um sucesso. Declarou.

Promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio da Federação Baiana do Desporto Escolar (FBEE) e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a 3ª edição do torneio termina hoje em Simões Filho e, aos vencedores do título nacional, dará também a vaga para que essas equipes representem o Brasil no Mundial da modalidade que ocorre à partir do próximo dia 23, em Belgrado, na Sérvia.

Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável: Jesus Filho
Foto: CBDE/Divulgação
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF - CEP 70711-903

Veja também
 
 

Jeesp

Jeesp: Finais Etapa IV Jeesp Infantil   Praia Grande
Campione - Il mondo dello sport